Blog

Importância de Separar as finanças pessoais das finanças da empresa!

No tecido empresarial africano ou particularmente em Cabo Verde, existe a necessidade por vezes por sobrevivência quotidiano, de misturar as nossas finanças pessoais com a da sua empresa.Alguns consideram isto Desperdício/falta de gestão, outros um processo normal na vida de uma empresa.

Temos de esclarecer que nem tudo é Branco e/ou Preto!

O importante para o Empresário /Empreendedor é ter a noção clara, do que faz e do que é possível fazer.

Separar essas duas finanças claramente na sua mente e/ou na sua contabilidade permite controlar claramente os impactos dos investimentos que faz, o Retorno ligado e a viabilidade/rentabilidade da sua empresa.

As suas finanças pessoais poderão ser cobridas, por exemplo, pelo seu Salário mensal porque enfim criamos empresa para aumentar a riqueza pessoal e familiar mas também dos nossos colaboradores.

Separe as despesas

Um erro muito comum é misturar as despesas pessoais com as empresariais. Pagar a conta de luz da sua casa com o dinheiro da empresa ou comprar um equipamento novo para o negócio usando dinheiro do próprio bolso são exemplos de práticas que confundem o empreendedor e aumentam os riscos para ele e sua empresa.

Por isso, sempre deixe tudo separado. As despesas pessoais nunca devem ser pagas ou relacionadas às despesas do negócio. Tudo deve ficar em seu lugar. Logo, não leve ao trabalho as contas da sua casa nem trate das despesas da empresa fora dela.

Tenha contas separadas

Uma boa atitude para separar as finanças empresariais e pessoais é ter contas bancárias separadas. Isso inclusive pode trazer vantagens: contas para pessoas jurídicas costumam ter taxas e acesso a crédito melhores do que as contas para pessoas físicas.

Além disso, fica muito mais fácil saber o que é dinheiro pessoal ou empresarial. Os respectivos pagamentos poderão ser feitos de forma separada e é bem melhor para acompanhar a situação de cada conta.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Avacomorna’mi 
Copyright 2018 – todos os direitos reservados.